Ninguém quer viver aquele desespero de ver o bichinho passando mal, não é mesmo? E esse susto parece ser ainda maior quando observamos um cachorro vomitando amarelo. Afinal, expelir a comida do estômago dessa forma, normalmente, indica outro problema no organismo.
Por isso, neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Aqui, você descobrirá o que é esse líquido, as causas da complicação e o que fazer para resolver. Vamos lá?
Cachorro vomitando amarelo: o que pode ser?
O motivo principal para um cachorro vomitar amarelo é estar de estômago vazio. Isso porque ele coloca para fora a bile, uma substância que é produzida pelo fígado para ajudar na digestão. Então, quando nenhum alimento é ingerido, o corpo “protege” o cão, retirando esse ácido do corpo para não causar inflamações e irritações graves. Mas o que faz os dogs acabarem ficando em jejum? Existem algumas causas!
Pode ser simples, como não consumir nada durante a noite e vomitar pela manhã, que costuma ser bem comum. Se esse for o caso, observe a frequência. Esporadicamente, não será um problema. Porém, se ocorrer todos os dias, vale uma visita ao veterinário para entender melhor. Também, pode significar alguma dificuldade emocional. Provavelmente, você já chegou em casa e viu que o animal não se alimentou, e, no entanto, resolveu comer depois da sua chegada. Essa é a ansiedade pela separação. Muitas vezes, eles não comem por estarem sozinhos e, então, passam mal. Outras causas não relacionadas ao jejum são ingerir refeições que não está acostumado, como comida humana, alimentar-se rápido demais ou gastrite.
Agora, existem alguns motivos graves, como as doenças. Afinal, a falta de apetite, algumas vezes, indica um sintoma sério. Então, se o bichinho perdeu o interesse em comer, fique atento e leve-o a um especialista. Também pode-se observar outros sinais, como dor, inchaço, diarreia, mudanças de comportamento ou até latir mais que o normal.
No próximo tópico, entenda o que fazer com um cachorro vomitando amarelo. Confira!
O que fazer se meu cachorro vomitar amarelo?
O primeiro passo é manter a calma! A gente sabe que os tutores se preocupam bastante e é normal ficar nervoso nessas horas. Tente manter a tranquilidade para ajudar o bichinho. Depois, se faça algumas perguntas: esse vômito é esporádico ou frequente? Quando foi a última refeição do cão? Ele comeu algo diferente? Existem outros sintomas?
Se não houver outros problemas e a situação for rara, tente alimentar o animal com comidas leves e hidratá-lo. Quando expelimos alimentos, o corpo perde líquido, então, essa é uma tarefa importante. Inclusive, é possível dar água de coco ou soro caseiro para gerar efeito com rapidez.
Uma curiosidade é que o dog pode ficar com vontade de comer plantinhas que existirem pela casa. Se isso acontecer, tudo bem! Normalmente é um sinal de que ele está melhorando. Depois de ingeri-las, se ele vomitar novamente verde, ao invés de amarelo, leve a um veterinário.
Como a principal causa é o estômago vazio, talvez, alimentar o bichinho já resolva. Se nada mudar ou se você observar outras complicações, procure um profissional e conte tudo que aconteceu para ter um diagnóstico preciso. Ele passará as medicações e tratamentos corretos para o caso. Para entender melhor os procedimentos para esse mal-estar, confira nosso último tópico!
Qual o tratamento para cachorro vomitando amarelo?
Tudo depende da causa! O veterinário avaliará o seu depoimento e os sinais clínicos. Ele também deverá pedir exames para entender em detalhes o que está acontecendo. Um dos tratamentos frequentes é a fluidoterapia intravenosa, para repor os líquidos que o corpo perdeu. São comuns, além disso, os antieméticos e protetores da mucosa gástrica.
Outra recomendação pode ser a alteração nutricional. Essa ideia consiste em alterar a ração e fracionar as refeições durante o dia, para que o animal não fique muitas horas sem comer. No caso de doenças graves, tudo vai depender do diagnóstico.
Fonte: Wayvet