Ter um cão é ficar de olho no seu bem-estar o tempo inteiro. Cuidar da alimentação, da hidratação, caprichar nos passeios, nas brincadeiras e dar muito carinho. Além disso, é preciso observar o comportamento do animal e perceber se apresenta algum sinal diferente que possa indicar uma doença, por exemplo. É assim que, na maioria das vezes, se identifica a pedra na bexiga de cachorro.
Um problema comum no mundo dos peludos, mas não menos desconfortável. Pode causar dor, vômitos e precisar de cirurgia para resolver totalmente. Leia o texto a seguir e entenda o que é, os sintomas e os tratamentos recomendados nessa situação. Confira!
Pedra na bexiga de cachorro: o que é?
Assim como os humanos, os dogs podem desenvolver cálculos urinários, aquelas pedrinhas que se alojam na bexiga. Isso acontece porque diferentes minerais se acumulam no xixi do animal. E, quando em quantidade muito alta, o corpo cria cristais semelhantes à areia para defender o organismo dessas substâncias.
Essa condição, também chamada de urolitíase, é comum entre os cães, principalmente em raças como Shih Tzu, Pug e Buldogue Inglês. Além disso, costuma aparecer mais nos machos. Mas não se engane. Mesmo sendo mais frequente nos tipos citados, pode acontecer com qualquer cachorro ou gato. Normalmente, esses cálculos ficam na bexiga. Porém, existem casos de aparecerem nos rins ou uretra.
Abaixo, entenda os sintomas mais comuns e saiba como identificá-los. Veja mais!
Quais os sintomas de pedra na bexiga de cachorro?
O objetivo da bexiga é armazenar a urina. Quando ela está cheia e o cão precisa mictar, os músculos conectados a esse órgão avisam o corpo, permitindo que o cachorro a esvazie. Agora, se existe uma obstrução, como os cálculos, esse ato corriqueiro causa muita dor e irritação. Provavelmente, o cão não conseguirá urinar ou terá grandes dificuldades para isso. Também é possível que o xixi contenha sangue ou cristais aparentes. Nos casos mais graves, podem surgir abdômen distendido, perda de apetite e até vômitos.
Ainda assim, algumas vezes, a pedra na bexiga de cachorro não apresenta sintomas. Dessa forma, só é detectada ao passar por um exame, como radiografia e ultrassonografia abdominal. Esse é um exemplo claro da importância dos check-ups e de um plano de saúde pet. Afinal, fica mais fácil identificar esses problemas, antes de agravarem, quando consultas de rotina são realizadas.
Você percebeu esses sinais no seu animal e não sabe o que fazer? Procure um veterinário o mais rápido possível para solucionar essa condição! No próximo tópico, explicaremos como funciona o tratamento. Confira!
Como é feito o tratamento para pedra na bexiga de cachorro?
Ao chegar no consultório, dependendo da situação do pet, pode ser necessária a colocação de um catéter para aliviar a bexiga até a resolução do problema. Existem alguns tipos de cálculo que são eliminados diretamente no xixi. Porém, é comum o profissional indicar a cirurgia para remoção da pedra na bexiga de cachorro. Isso porque o impedimento total do trato urinário pode ser fatal, já que o pet não será mais capaz de eliminar resíduos. Além disso, a retirada natural causa grande desconforto.
Mas só esse tratamento não será suficiente. Como falamos anteriormente, os cálculos se formam pela alta quantidade de minerais. Então, é preciso fazer alterações na dieta para evitar esse acúmulo e alterar o nível de pH da urina. Incentivar o cão a beber bastante água, oferecer alimentos úmidos e permitir que ele faça xixi mais vezes, são ações que podem ajudar.
Entendeu o que é a pedra na bexiga de cachorro e viu que seu animal apresenta sintomas? Confira se existe uma unidade da Rede Way perto da sua casa e converse com um especialista. Se a resposta para a pergunta for não, aproveite para conhecer mais sobre o plano de saúde pet. Com ele, é possível ter descontos em exames, consultas e tratamentos, além de garantir o bem-estar do seu pet com atendimentos frequentes. Veja mais!